calçadão

Lançado edital de revitalização do Calçadão de Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Imagem: Divulgação/prefeitura

Foi lançado, na manhã desta sexta-feira, o edital para concluir a revitalização do Calçadão Salvador Isaia, iniciada em janeiro de 2020. Essa etapa envolve o paisagismo e o mobiliário urbano. O custo previsto para execução da obra será de R$ 3,684 milhões em recursos da prefeitura.

Conforme a prefeitura, a Ordem de Serviço deve ser assinada já em maio. A partir daí, a empresa que será contratada por meio de licitação terá um ano para concluir o serviço. O edital prevê que a mesma empresa faça a manutenção do paisagismo pelos próximos dois anos após a finalização da obra, totalizando um contrato de 1.080 dias consecutivos.

Secretário municipal presta depoimento ao MP sobre furto dos cartões do Auxílio Inclusivo

O cronograma prevê diversas etapas de serviços. Estão previstos serviços preliminares, como retirada manual de paralelepípedos, serviços da rede pluvial, infraestrutura para tráfego de pedestres e para trânsito de veículos de salvamento, como ambulância e caminhão dos bombeiros, mobiliários, instalação da rede elétrica e paisagismo.

A prefeitura trabalha com o conceito de "shopping a céu aberto", trazendo de volta o jardim para o meio do Calçadão, envoltos com acentos em madeira. A iluminação também deve ser modernizada e atualizada.

- Não é um lugar para ficar, ter o ambiente do lazer. Isso fica para a praça. Esse projeto tem o conceito de shopping a céu aberto, com um paisagismo impressionante. São mais de 40 espécies. Foi inspirado nas cidades modelo para turismo da Serra Gaúcha, como Gramado e Canela - explicou a a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, em entrevista à CDN na quarta-feira.

USO DE RECURSOS PÚBLICOS

A expectativa no começo da obra era de que não fosse usado dinheiro público de forma direta, já que os trabalhos seriam executados por meio de medidas compensatórias. Entretanto, a obra mostrou-se mais complexa do que a projeção inicial, e o investimento terá de ser cerca de 10 vezes maior do que o esperado em 2020.

No projeto inicial, duas empresas, a Urbanes e a De Marco, tocariam a obra como medidas compensatórias por empreendimentos no município. Mas os trabalhos enfrentaram problemas com a pandemia, paralisações e uma complexidade maior do que o esperado.

Entenda o que falta para concluir a obra do Calçadão

- No fim do ano, fomos informados pela empresa que ela não teria capacidade técnica para seguir concluindo a obra em função de que o termo de compromisso era aquém da complexidade e do valor total estimado para conclusão - explica Ticiana.

Por isso, foi necessário o investimento público para finalizar o projeto, que já entra em seu terceiro ano e gera reclamações de comerciantes e população pelos transtornos.

- Não é uma obra de troca de piso. É uma obra estruturante, foi feita uma galeria para correr a rede de esgoto, pluvial e de água. Tudo para que seja uma obra duradoura e permanente - argumenta a secretária.

Atualmente, a obra está na fase de conexão das redes de abastecimento de água e de esgoto cloacal e pluvial, realizado pela Prefeitura em conjunto com a Companhia Riograndense (Corsan). 

A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 11 de maio, às 10h, na Sala de Licitações da prefeitura. As empresas interessadas em participar devem comparecer ao local com toda a documentação necessária em mãos.

Leia mais:

Calçadão não deve ser concluído neste ano, e obra pode chegar a R$ 4 milhões

Obras nas galerias do Calçadão são retomadas após notificação do Ministério do Trabalho

Entenda o que falta para concluir a obra do Calçadão

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre Eder Pompeo, liderança comunitária da Nova Santa Marta Anterior

Morre Eder Pompeo, liderança comunitária da Nova Santa Marta

Próximo

4ª edição do Pura Traça ocorre neste sábado no Parque Itaimbé

Geral